Katia Senatori

Terapias Holísticas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AS VELAS




Para termos uma vida feliz, é preciso, antes de tudo, harmonizar o coração e entrar em equilíbrio através dos nossos centros de energia vital.
O corpo humano possui sete pontos que são chamados chakras e que vibram com uma determinada cor. Na Antigüidade, os sábios e sacerdotes hindus conseguiam ver perfeitamente essas cores girando em sete pontos ao longo da coluna vertebral.
Se ativarmos esses centros energéticos com as chamas das velas pode gerar equilíbrio interno e proteção divina. Cada dia da semana corresponde a um chackra e conseqüentemente a uma vela com sua cor.

              As velas e os chacras

1- Chackra básico: localiza-se na base da coluna. Dá-nos sustentação para a vida e para a força física. Relacionam-se com os rins, coluna vertebral, pernas e pés. Use a vela vermelha.
2- Chackra do sacro ou umbilical: está localizado entre o osso púbico e o umbigo. Comanda a energia emocional, os relacionamentos sexuais e os órgãos reprodutores. Use a vela laranja.
3- Chackra do plexo solar ou esplênico: localiza-se sob o diafragma. Sustenta o baço, o estômago, o fígado, a vesícula e o sistema nervoso. Rege o poder, o valor pessoal e a percepção intuitiva. Use a vela amarela.
4- Chackra cardíaco: está localizado à direita do coração. Rege o caminho em direção à luz e à consciência superior. Sua energia traz alegria, felicidade, amor fraternal e compaixão. Use as velas rosa e verde.
5- Chackra laríngeo: localiza-se na garganta. Regem o maxilar, cordas vocais, boca, dentes, língua, canal alimentar e aparelho respiratório. Use a vela azul.
6- Chackra central ou frontal: está localizado na testa. Rege o crescimento e a coordenação. Canaliza energia para o corpo físico através da glândula pituitária. Use a vela lilás.
7- Chackra coronário: localiza-se na parte de cima da cabeça. Rege a parte superior do cérebro, o olho direito e a glândula pineal. Use a vela branca.

As velas o os anjos

Os anjos são os mensageiros de Deus. São seres inteligentes, delicados, puros e amáveis. Para entrar em contato com os anjos, você poderá utilizar-se de velas. Acender uma vela todos os dias para o seu anjo é muito bom, saudável e eficaz. Você pode fazer pedidos o seu anjo e usar velas de cores diferentes. Veja a relação das velas referentes a cada arcanjo (tipo elevado de anjo):

Metraton: vela azul-esverdeada
Raziel: vela violeta e laranja
Tzaphkiel: vela verde ou turquesa
Tzadkiel: vela azul clara com detalhes dourados
Kamael: vela vermelho-escura ou vinho com detalhes dourados
Raphael: vela verde-clara, lilás o azul claro.
Haniel: vela amarela, azul clara e verde clara.
Mikael: vela amarela
Gabriel: vela creme ou amarelo-claro

As velas o os Orixas

Orixás são divindades que se originaram da África Ocidental e que atuam como intermediárias entre o Deus Supremo e os homens.
No Brasil são conhecidos e cultuados 16 Orixás e você pode acender velas para cada um deles:
Xangô: vela marrom e vermelha
Ogum: vela azul-marinho
Obaluaiê: vela branca e preta
Lemanjá: vela branca, prata e azul-clara.
Oxossi: vela azul-clara
Oxum: vela amarela, dourada e branca.
Oxalá: vela branca e azul-clara
Logun-Edé: a amarela e azul-clara
Exu: vela preta e vermelha
Iansã: vela marrom
Nanã: vela lilás
Euá: vela vermelha a branca
Ossaim: vela branca e verde
Oxumarê: vela amarela e preta
Obá: vela laranja e branca
Ibeji: velas de todas as cores


As velas e os dias da semana:

As velas também estão relacionadas com cada dia da semana. Você pode, a cada dia, acender uma vela de determinada cor e pedir ajuda e proteção para o seu anjo da guarda:
Domingo: vela amarela ou dourada
Segunda-feira: vela creme
Terça-feira: vela vermelha
Quarta-feira: vela amarela
Quinta-feira: vela azul e turquesa
Sexta-feira: vela rosa e verde-clara
Sábado: vela cinza

VELAS E AS COMBINAÇÕES DAS CORES:

VERDE E DOURADA – Promove o sucesso pessoal e financeiro.
BRANCA E PRETA – Equilibra todos os aspectos da vida.
AZUL E BRANCA – Combate os estados nervosos e de depressão.
AMARELA E VERMELHA – Restitui a alegria de viver.
CASTANHA E ROXA – Aumenta a quantidade de trabalho.
VERMELHA E BRANCA – Aumenta o encanto pessoal.
ROXA E CINZENTA – Afasta os males.
LARANJA E VERMELHA – Pedidos de cura.
LARANJA E VERDE – Protege em viagens.
ROXA E BRANCA – Aumenta o romantismo.
ÍNDIGO E PRETA – Afastam rivais e inimigos.
VELA BRANCA – Funciona geralmente como um espelho sobre outra cor qualquer, ou seja, reflete e duplica o seu poder.

Dias mais favoráveis para acender velas:

VELAS ROXAS – São usados em curas relacionadas com o idealismo, o progresso, manifestações psíquicas e as quebras de má sorte. A sua chama afasta o mal, favorece a adivinhação e o contacto com as energias astrais.

Dia da semana: Segunda-feira

VELAS BRANCAS – O branco é a mistura de todas as cores. As velas desta cor têm o poder de fazer um alinhamento perfeito. Por isso são usadas para meditação, adivinhação, exorcismo, e em rituais que envolvam cura. Estão relacionadas com a paz, pureza, alto astral, clarividência, força espiritual, limpeza, saúde e poderes psíquicos. Em geral, fazem-se pedidos acendendo uma vela branca, especialmente em rituais religiosos.

Dia da semana: Quarta-feira

VELAS VERDES – São usadas em rituais para incrementar a fertilidade, para atrair o amor e desenvolver as relações sociais. Têm o poder de rejuvenescer, trazer abundância, equilíbrio, harmonia e casamento feliz. Também se acendem para formular pedidos de cura e sorte. Desenvolvem ainda a ambição e anulam os ciúmes e a cobiça.

Dia da semana: Quarta-feira

VELAS CASTANHAS – Usam-se em rituais para localizar objetos perdidos, para melhorar a telepatia e o poder de concentração. Também se acendem nos rituais para proteção de familiares. A sua chama elimina as indecisões e atrai o sucesso financeiro em profissões de alto risco.

Dia da semana: Quinta-feira
VELAS AZUL-CLARO – Usam-se em rituais que envolvem harmonia, paz, sonhos, saúde, honra bondade, conhecimento, proteção e estabilidade. Também permitem a projeção astral, sonhos proféticos, calma, criatividade, paciência e estabilidade no emprego. Favorecem a fidelidade e a harmonia doméstica.

Dia da semana: Quinta-feira

VELAS COR DE LARANJA – Normalmente são utilizados para estimular a energia física, alcançar metas profissionais, fazer justiça e aumentar a popularidade em trabalhos cujo sucesso depende da criatividade.

Dia da semana: Quinta-feira

VELAS VERMELHAS – A chama das velas vermelhas acende a paixão, a força, a coragem e o magnetismo pessoal. Usam-se em rituais cuja finalidade é atingir objetivos, vencer os medos, anular a preguiça e os desejos de vingança.

Dia da semana: Sexta-feira

VELAS DOURADAS – Esta cor é usada em rituais para atrair as boas influências cósmicas, removendo o negativismo e desenvolvendo as habilidades psíquicas. Atrai as energias da Grande Mãe.

Dia da semana: Sexta-feira

VELAS PRETAS – Tem o poder de afastar o “mau-olhado”, limpar as energias negativas e abrir os níveis secretos do inconsciente. Simbolizam a libertação, a reversão, repelem a magia negra e as forças mentais negativas. As velas pretas atraem a energia de Saturno.

Dia da semana: Sábado

VELAS ÍNDIGO – Esta é a cor da inércia, que tem o poder de fazer parar as pessoas ou situações. As velas índigo são utilizadas em rituais que exijam elevado estado de meditação. Têm o poder de neutralizar a magia lançada por alguém, quebrando maldições, mentiras ou competições indesejáveis. Equilibram o “karma” e as memórias mais remotas,

Dia da semana: Sábado

VELAS AMARELAS – Servem para desenvolver o intelecto, a criatividade, a unidade o poder de concentração e a imaginação. Usa-se para rituais que envolvem confidências, atracção, charme, persuasão, aprendizagem e muitas vezes quebram bloqueios mentais. Simbolizam ainda a energia solar, a inspiração e mudanças súbitas. Em geral acendem-se velas desta cor para favorecer os estudos.

    MEDITAÇÃO COM VELAS:
- Sente-se duma forma confortável no chão
- Acenda a vela e coloque-a a cerca de 1 metro de distância
- Com os braços estendidos segure a vela com ambas as mãos e eleve-a à altura dos olhos
- Contemple a chama durante alguns minutos
- Feche os olhos, e imagine-se envolvido por uma luz (da mesma cor da vela).
- Pense no problema que o afeta
- Respire fundo e imagine que está a flutuar
- Levante-se e deixe a vela arder até ao fim.

0 comentários:

Postar um comentário