Katia Senatori

Terapias Holísticas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CROMOTERAPIA - TERAPIA DA CORES

O estudo da cromoterapia é muito amplo, por isso tentei resumir ao máximo o que significa as cores e qual a influência delas no nosso astral.

Há uso das cores para cura de enfermidades, mas nosso "foco" é ver as cores para as roupas que vamos usar na dança cigana, mas é claro que entendendo o que significa as cores, vocês podem utilizar esse conhecimento a seu favor ajudando seu astral no dia-a-dia. Pode ser nas roupas, alimentos, arranjos, decoração na casa, enfeites...etc

VERMELHO:

Chakra Básico, ligado a terra e as coisas materiais. Tem relação com a energia física e a vontade de viver, é muito usado para quem tem depressão e falta de motivação. Por ser a cor mais quente ela estimula a pessoa para a vida, trazendo "coragem", "força" e determinação. É a cor da " paixão" e do estímulo sexual.

Mas cuidado usar muito vermelho, porque é uma cor muito quente e no exesso pode surgir a raiva e a irritação, então quando se sentirem quentes e agitadas demais não usem vermelho, escolha uma cor mais fria.

LARANJA:

Chakra Sacral, este centro energético regula os orgãos da reprodução: ovários (mulheres) e testículos (homens). Trabalha a vitalidade, entusiasmo, confiança e criatividade. Por ser também uma cor quente é estimulante e recarrega o corpo etérico, trabalhando a sensualidade e a liberação das limitações sexuais, ajudando nos relacionamentos.

AMARELO:

Este é o centro de percepção de quem é você no universo e através deste chakra deixamos nossa assinatura galáctica em tudo o que criamos. É a partir dele que harmonizamos o corpo dos desejos desenvolvendo nosso “poder pessoal" para a escolha consciente do que criamos.

Trabalha as idéias e pensamentos luminosos. No feng shui, é usado na decoração do escritório para auxiliar nos estudos. É a cor da alegria e da prosperidade e representa o sol.

ROSA:

Chakra cardíaco, localiza-se no coração e é o templo sagrado onde centila a chama trina do "amor" sabedoria e poder. Quando expandido, este centro energético potencializa nossa capacidade de amar promovendo o "amor incondicional" e a liberação que abrange tudo e todos sem julgamento, medo ou culpa. É o fogo diamante da consciência de Cristo. Trabalha o amor por si mesma e pelo próximo, trazendo harmonia e tranquilidade emocional. Muito bom usar quando há muitas dores emocionais e carência afetiva. Trabalha a compaixão.

VERDE:

Também localiza-se no coração, e trabalha "equilíbrio" e "cura". Exemplo vivo é a natureza que é o nossa centro de equilíbrio, pois quando vamos caminhar na natureza onde há muito verde logo nos sentimos bem e equilibrados, trazendo cura e energia positiva para nos fortalecer. É na natureza que buscamos as ervas para fazer remédios. Essa cor é muito usada em hospitais e clínicas em geral. E para pessoas que busca equilíbrio emocional pós trauma, ou por acidente ou perda de pessoa querida ou até mesmo para apenas equilibra-se.

AZUL:

Este chakra esta centrado na garganta, rege a "expressão e a "comunicação". Este centro cria através das palavras, canto e vibrações sonoras. Quando esta expandido podemos expressar nossos sentimentos de forma clara, harmoniosa e bela evocando realidades superiores. Esse chakra rege a glândula tireóide. Muito bom para quem tem dificuldade em expressar o que sente, trabalhando muito a intuição e acalma a agitação interna, proporcionando tranquilidade, mas se usar muito a cor fria pode trazer preguiça e moleza. Cor da fé, regida por legiões do azul por arcanjo Miguel.

ÍNDIGO:

Este chakra localiza-se entre as sombrancelhas, e é conhecido como chakra do "terceiro olho",

Tem a capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais. É o portal para a percepção de planos multidimensionais de existência. Quando expandido, proporciona visão interior e clarividência. Trabalha-se idéias elevados e compreensão. Usa-se essa cor quando a pessoa quer se elevar e trazer para si uma visão maior e um centramento. Também é uma cor que simboliza o inconsciente e o mistério. Muitos magos usam essa cor para poder fortalecer sua clarividência.

VIOLETA:

Último chakra que se localiza no topo da cabeça, chamado chakra coronário, rege a glândula pineal e è responsável para suprir o ser humano de vida cósmica e representa a integração da personalidade com o EU CRÍSTICO. Está associado com o alinhamento e a conexão com a totalidade. Através do coronário, a luz e o amor cósmico fluem para os outros centros energéticos que destribui para todos os orgãos do corpo.

É uma cor que transmuta energia negativa em positiva, trabalha limpeza astral e do ambiente. Muitos Mestres usam essa cor. Cor que traz " conhecimento e sabedoria universal".

BRANCO:

É a soma de todas as cores do arco-íres. Trazendo paz profunda e a pura espiritualidade, é a cor celestial e suprema. Muitos médicos de corpo e alma usam branco, para purificar, trazendo “ paz “. É uma cor que equilibra todos os outros chakras do corpo.

PRATEADO:

União entre percepção e conhecimento

AMARELO DOURADO:

Doação desinteressada, abundância universal e sentimentos nobres. Muitos mestres tem o campo astral dourado por ser uma cor de grande elevação e sabedoria.
                                                                            

Esse é nosso campo energético, e foi feito uma pesquisa com videntes e paranormais da NASA que nosso corpo está além da matéria. Nosso corpo é energia e as cores tem muita influência em nossa vida, isso é comprovado e já há muitos estudos nessa linha para buscar a cura do ser humano como um ser holístico.

Observe quando há períodos que só chove ou o tempo fica cinza, dá uma sensação de tristeza, uma melancolia no ar.

Imagine se o céu fosse vermelho?
Por aí, analisamos os significados das cores. Tudo tem um significado na natureza, o céu é azul porque é uma cor fria, que acalma e traz esperança.

O preto é uma cor de fechamento energético, por isso que se usa preto em velório e as bruxas gostam muito dessa cor. O preto esconde, até emagrece visualmente, por isso é tão usado pelos gordinhos, mas faz muito mal usar preto todo dia. Aliás tudo em exagero faz mal. Fique atento a isso. Observe o que sua vibração e sentimentos no dia e busque as cores como auxilio.


A cromoterapia usa as cores do espectro solar para equilibrar o ser humano e promover uma melhora na sua saúde integral. Seus princípios eram conhecidos no Antigo Egito, na Grécia, além da medicina tradicional chinesa e da medicina ayurvédica (indiana). Os princípios da terapia pelas cores presentes na medicina ayurvédica influenciaram muito a formação da cromoterapia ocidental moderna.

As sete cores do espectro solar (as mesmas do arco-íris e dos sete chakras principais), correspondem aos princípios da constituição do ser humano. Quando eles se encontram equilibrados entre si, sem a predominância de um e a falta de outro, o ser humano também se encontra equilibrado em todos os seus níveis de existência – físico/energético, emocional, mental e espiritual. Porém, quando há desequilíbrio entre estes princípios, nós nos desequilibramos em um ou mais níveis de nossa existência.

A cromoterapia pode corrigir ou prevenir estes desequilíbrios, favorecendo maior qualidade de vida e mais saúde para cada um de nós. Pode ser utilizada, sem problemas, como tratamento complementar à medicina convencional, não interferindo na ação das prescrições de seu médico. Ou, como terapia preventiva, para manter o equilíbrio energético interno.

Em um atendimento, o cromoterapeuta analisa individualmente o caso de cada cliente e estabelece um tratamento personalizado. Na entrevista inicial, são levados em consideração os motivos que levam o cliente a procurar a cromoterapia (seja uma doença ou outro motivo), seu tipo psicológico, entre outras informações. Também é realizada uma análise energética do cliente – complementar ao diagnóstico médico -, a fim de descobrir o tipo de desequilíbrio com o qual se está lidando e as melhores cores para corrigi-lo, além de como utilizá-las.

São vários os métodos de utilização das cores. Eis os principais:


Lanterna cromática


É uma lanterna com filtros coloridos removíveis e um cristal na ponta. Com ela, a cor selecionada é emitida no ponto em que se verificou o desequilíbrio energético. É o método mais utilizado na cromoterapia. Os outros métodos costumam ser aplicados como complementos a este.

Água solarizada

Neste método, enche-se uma garrafa de vidro colorido (ou envolta em papel colorido) de água potável. Esta garrafa é colocada sob a luz do sol da manhã (das 6h às 10h). A luz solar, filtrada pelo vidro ou papel colorido, energiza a água, que adquire as propriedades da cor selecionada. Esta água é tomada ao longo do dia, em pequenos goles. A cor e as doses da água solarizada devem ser indicadas por um cromoterapeuta, que leva em consideração o tratamento como um todo. Outras substâncias podem ser solarizadas, assim como leite, óleo de amêndoas (para massagem) e até mesmo alimentos.

Banho de luz

Neste método, o cromoterapeuta recomenda que o cliente compre uma ou mais lâmpadas das cores indicadas, e fique exposto à sua luz durante um determinado período, uma ou mais vezes ao dia.

Mentalização de cores

É um dos métodos mais eficazes, mas nem todos conseguem mentalizar as cores. Se o cliente conseguir, pode visualizá-las sobre o seu corpo ou sobre partes do corpo, durante o tempo indicado. No atendimento com a lanterna cromática, o cromoterapeuta costuma realizar ao mesmo tempo esta mentalização, para aumentar a eficácia do tratamento.

Existem vários outros métodos de utilização das cores na cromoterapia, mas estes são os principais. Outros incluem a dieta das cores, o uso de roupas coloridas, banhos de sol etc. Estes métodos serão explicados futuramente em outros artigos.

Abaixo, seguem algumas das indicações terapêuticas das cores.

Lembre-se: Não basta consultar esta ou outras tabelas para fazer um autotratamento, pois várias das cores possuem contra-indicações e não devem ser usadas em cromoterapia, sem avaliar o caso particular de cada pessoa. O vermelho, por exemplo, não deve ser aplicado em quem sofre de hipertensão, enquanto que o azul deve ser usado com cautela em pessoas depressivas. Um cromoterapeuta competente é o profissional que sabe avaliar as cores mais indicadas para cada caso e indicá-las em um tratamento eficaz e responsável. O uso indevido das cores pode causar novos desequilíbrios ao invés de um reequilíbrio geral do ser humano!

VERMELHO: hipotensão, apatia, doenças do sangue, obesidade, indolência. Equilibrador do chakra básico (chakra muladhara).

LARANJA: falta de criatividade, bronquite, cisto no ovário. Equilibrador do chakra sexual (chakra swadhisthana).

AMARELO: cicatrizante, problemas de aprendizado, indigestão, problemas de pele. Equilibrador do chakra umbilical (chakra manipura).

VERDE: bactericida, vaso-dilatador, gripe, regenerador. Equilibrador do chakra cardíaco (chakra anahata).

AZUL: hipertensão, calmante, doenças da garganta, infecções. Equilibrador do chakra laríngeo (chakra vishuddha).

ÍNDIGO: anestésico, glaucoma, sangramento nasal, catarata, insônia. Equilibrador do chakra frontal (chakra ajna).

VIOLETA:cauterizador, materialismo excessivo, psicoses. Equilibrador do chakra coronário (chakra sahasrara).







0 comentários:

Postar um comentário